A chegada do outono produz uma verdadeira experiência sensorial para os nossos olhos. Perceber a mudança gradativa nas cores das folhas das árvores, observar o céu que se abre em um azul rasgado de fora a fora e se encantar com a desfolhamento típico dessa estação são vivências que fazem dessa época do ano um momento muito especial.
Além de tudo, o outono também traz um clima de renovação, já que a queda das folhas simboliza a mudança e a abertura de espaço para o novo, o que não precisa acontecer apenas na natureza, mas também em nossas vidas.
Todo esse charme único pode ser levado para o interior da sua casa com os elementos certos de decoração. Hoje nós falaremos sobre esse assunto e vamos te mostrar como as cores do outono deixarão o seu lar com a essência da estação. Confira!
Conhecendo as cores da estação
O outono possui cores e tonalidades próprias que remetem diretamente à natureza. O dourado, o bege, o marrom e o verde predominam nessa época do ano, apresentando gradações apenas na forma como se manifestam sobre a paisagem ao nosso redor.
Essa variedade de tons e vibrações, quando trazida para a decoração, consegue fazer qualquer ambiente ficar mais aconchegante, com as áureas de conforto e elegância únicos dessa época.
Este ano, as paletas de cores lançadas pela Pantone em seu catálogo Pantone Fashion Color Trend Report Fall/Winter 2018, com previsões e tendências de cores para a moda, casas e interiores em 2018, trouxeram 15 tonalidades diferentes que exploraram bem a experiência outono/inverno. Foram priorizadas as seguintes cores:
-
O marrom, com gradações de amadeirado, castanho e terra;
-
O verde, especialmente nas tonalidades verde musgo e verde pálido, remetendo à perda de cor das folhas;
-
O cinza, em tons variados;
-
O branco, que equilibra as outras cores na composição dos ambientes;
-
O vermelho, principalmente em tons mais vivos e bordô.
-
E o azul, em tonalidades mais escuras e intensas.
Os tons trazidos pela Pantone se complementam e equilibram, criando ambientes sensuais, suaves e sofisticados, a depender de quais cores serão priorizadas. Explorando o dourado, o bege e o marrom em contraposição ao branco ou a tons mais amadeirados, por exemplo, criam-se ambientes com charme e uma delicadeza mais sensorial. O uso do cinza, do branco e do azul, por outro lado, contribuem para criar atmosferas mais sóbrias, com um toque intimista.
Há ainda a exploração de cores mais vibrantes visualmente, como o laranja e o vermelho, que “apimentam” os ambientes, incrementando a sensação de conforto e sensualidade. Para quem prefere cores mais saturadas, apostar nessa opção é um grande acerto.
Como trazer o outono para a sala da sua casa
Decidimos demonstrar como a interposição entre essas cores fica na prática listando uma série de ambientes nas quais elas foram mescladas de forma harmônica e equilibrada.
Para começar, qual é a cor da sua parede? Se ela for branca, há a possibilidade de contrapor as cores através dos móveis e acessórios.
Na imagem abaixo, por exemplo, o branco off-white da parede foi “preenchido” com muita naturalidade pelo sofá cinza escuro e pela exploração sutil de outras cores que se criaram uma sensação de complementaridade com o ambiente, como o azul, o verde e o amarelo. Esse exemplo demonstra que a predominância de uma cor – no caso, o branco – pode ser equilibrada através da inserção de elementos contrapostos em outras cores, no caso simbolizados pelo sofá, as almofadas, os quadros, o carpete e o próprio piso em madeira. Se sua casa também tem uma parede branca, que tal investir em tapetes, mantas e almofadas nessas cores frias?
Já na sala de estar seguinte é feito basicamente o oposto: o azul predomina, enquanto o branco e o marrom servem como elementos de equilíbrio. Como tanto o papel de parede quanto as portas e os móveis exploram o azul e o cinza, a harmonia é composta pelos lustres brancos e pela mesa de centro, em tom madeira escuro. A janela também cumpre um papel muito importante: inserir luminosidade ao espaço. O azul e o cinza são cores mais “fechadas”, por isso é importante contrabalancear a sua predominância com algum foco de luz. No caso da imagem, a janela foi esse “escape”, trazendo harmonia ao todo.
Uma outra possibilidade é unir o branco, o cinza e o laranja e a tons mais amadeirados. Nos ambientes abaixo, o branco das paredes é equilibrado com muita leveza pelas cortinas, almofadas e tapetes, que trazem vida à sala de estar.
Outro exemplo:
Por último, quando se prioriza o vermelho na decoração, assim como no caso do azul, o equilíbrio é conferido pela luminosidade da janela, que suaviza a atmosfera interna. Mesclar tons diferentes de vermelho, priorizando o vinho ou o bordô, cria ambientes cheios de sensualidade.
Recapitulando…
Bem, para trazer o outono para dentro de casa, você precisa saber basicamente quais são as cores símbolo da estação e como utilizá-la na decoração dos seus ambientes. Tudo depende das cores que você escolher priorizar e, depois, dos elementos que complementarão essa cor, para que sempre haja a sensação de equilíbrio e unidade. Esse complemento pode ser obtido através de pequenos acessórios de decoração, como almofadas, mantas de sofá, tapetes, cortinas ou vasos em contraposição à cor da parede e dos móveis principais.