Qual legado Leonardo Da Vinci deixou para o mundo contemporâneo?

[vc_row][vc_column width=”2/12″][/vc_column][vc_column width=”8/12″][vc_custom_heading text=”Qual legado Leonardo Da Vinci deixou para o mundo contemporâneo?” font_container=”tag:p|font_size:24px|text_align:left|color:%23000000|line_height:1.4″ use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Leonardo da Vinci foi um gênio. Apesar de ser lembrado no mundo inteiro devido à fama da sua grande obra prima, a Monalisa, o artista era um profissional de muitas facetas. Além de pintor ele também era matemático, geólogo, inventor, anatomista, químico, astrônomo, engenheiro dentre outras profissões.

Da Vinci começou a trabalhar muito cedo como aprendiz de um artista local e logo aprendeu diversas técnicas de criação de produtos. Com pouco mais de 20 anos de idade pintou o quadro “A Última Ceia” e também começou a repensar a urbanização da cidade em que morava, Milão.

Até hoje Leonardo Da Vinci desperta curiosidades em diversos estudiosos devido à mente efervescente que possuía. Jamais aceitava as coisas como eram e sempre queria descobrir algo a mais.

Invenções de Leonardo Da Vinci

Bulent Atalay, autor dos livros “A matemática” , “Mona Lisa” e “O universo de Leonardo” (em tradução livre, ainda sem edição brasileira) diz que Da Vinci talvez seja considerado o maior artista da história, apesar de ter pintado apenas 17 obras.

Enquanto alguns possam pensar que isso acontece porque pintar era algo muito fácil para ele. Para Atalay, não é este motivo. Segundo o escritor, Leonardo não tinha era tempo suficiente para pintar outras obras.

De fato, eram muitas aptidões. Veja a seguir algumas das muitas produções valiosas do fantástico artista italiano.

 

  • Helicóptero

Também conhecido como parafuso voador, o helicóptero de Leonardo talvez não conseguisse sair do chão da forma como foi elaborado, mas o protótipo deve ser levado em consideração como um antecessor do helicóptero que conhecemos hoje.

  • Desenhos do corpo humano

Leonardo Da Vinci costumava dissecar cadáveres, o que era um crime na época. O resultado deste atrevimento são os desenhos perfeitos do corpo humano, com bastante detalhes dos músculos e ossos.

O homem vitruviano é um dos desenhos mais conhecidos no mundo inteiro. Ele é o que Da Vinci considera como o homem de medidas perfeitas.

  • Rolamentos

Os rolamentos servem para diminuir o atrito entre as peças. Não foram invenções de Leonardo, porém, foram aperfeiçoados por ele. Nos dias atuais, os rolamentos são essenciais em quase tudo que encontramos por aí.

  • Paraquedas

Sim, o paraquedas também foi pensado por Leonardo Da Vinci. Movido pela vontade imensa de voar, o artista sempre buscava maneiras de transformar este sonho em realidade.

Além de ter criado o helicóptero, ele também tentou criar o paraquedas, objeto essencial nos dias de hoje em inúmeras situações. O dispositivo já tinha o formato piramidal que funcionou perfeitamente depois de testes futuros.

  • Anemômetro

O anemômetro mede a velocidade do vento. Não foi desenvolvido por Da Vinci, mas foi aperfeiçoado por ele.

  • A cidade do futuro

Leonardo Da Vinci também era engenheiro e projetou no papel o que seria uma cidade do futuro. Ele baseou-se na cidade de Milão, na Itália, onde vivia e que estava sendo destruída pela peste negra.

Da Vinci pensou em muros, casas com ventilação, melhores condições sanitárias, facilidade na aquisição e escoamento de água.

  • Canhão de trinta e três canos

O canhão de trinta e três canos foi desenvolvido por Da Vinci para auxiliar no período das guerras em que o tempo para recarregar as armas era muito curto. O canhão teria três fileiras e 11 mosquetes sobre rodas.

O aparelho permitia que o soldado atirasse com uma parte do canhão e recarregasse a outra parte.

  • Equipamento de mergulho

Além do interesse pelo ar, Leonardo também adorava coisas aquáticas e criou um equipamento de mergulho. Esta é uma das invenções mais utilizadas na atualidade dentre as muitas que ele desenvolveu.

O equipamento seria feito de couro, o visor era de vidro e havia um canal para possibilitar a respiração.

 

Diante de todas essas invenções,  podemos concluir que Da Vinci não só foi um grande pintor, como um grande inventor. Graças ao seu legado, conseguimos evoluir ferramentas e desenvolver equipamentos como o Para-quedas.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais ou mesmo conhecer mais artistas? Cadastre-se no site e fique por dentro das principais matérias escritas pela nossa equipe![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1492671496964{margin-top: 90px !important;}”][vc_column width=”1/2″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column][/vc_row]

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Faça um projeto ComAlma Agora! Atendemos em todo Brasil!

Postagens Relacionadas

 Todos Direitos Reservado a ComAlma Arquitetura

Desenvolvido pela Master

Com-Alma-White.png

Ficou Com alguma dúvida?

Converse agora com nossa equipe