Por que obras contemporâneas combinam tão bem com o estilo industrial

[vc_row][vc_column width=”2/12″][/vc_column][vc_column width=”8/12″][vc_custom_heading text=”Por que obras contemporâneas combinam tão bem com o estilo industrial?” font_container=”tag:p|font_size:24px|text_align:left|color:%23000000|line_height:1.4″ use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]O estilo industrial de decoração é uma das várias vertentes da arte contemporânea. Trazendo conceitos ousados — e de certa forma inesperados —, ele tem recebido cada vez mais adeptos. Por isso, ele, naturalmente, gera dúvidas aos novos interessados.

Neste post, vamos mostrar tudo o que faz desse estilo algo exclusivo e marcante. É a oportunidade perfeita para você considerar as particularidades dessa tendência e testá-la em casa. Confira!

O estilo industrial e a sua corrente contemporânea

A origem do estilo industrial ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1950 e 1970. Basicamente, ele integrava ideias típicas dos amplos ambientes industriais a um clima mais residencial. A Big Apple — Nova Iorque — é um de seus melhores exemplos.

Não é raro encontrar alguns escritórios que utilizam a vertente industrial como a base de suas decorações. Vejamos, a seguir, algumas de suas características.

Uso predominante de concreto, metal e tijolos

Seja nas paredes, no teto ou, ainda, com as vigas de metal expostas em cantos calculados da casa, o estilo industrial explora muito os aspectos urbanos, principalmente em espaços mais amplos.

Maior integração com o ambiente

Ao contrário do que se costuma pensar dos ambientes desse tipo, o estilo industrial valoriza muito o espaço onde está inserido. Na verdade, ele destaca-se em lugares amplos, já que remete, justamente, aos ambientes das fábricas de onde vieram.

Mistura constante de texturas

O uso de texturas em paredes e em alguns móveis não só é incentivado, mas constitui uma parte essencial do estilo industrial. Nesse contexto, existem combinações de cores e de texturas que podem tornar o espaço ainda mais interessante.

Cores mais sóbrias e comportadas

Além de texturas mais escuras e relacionadas aos ambientes fabris, as cores dessa vertente são mais neutras e sóbrias. O tom pastel e, em alguns lugares, o tom metálico são os mais presentes, permitindo combinações ousadas e modernas.

Em um primeiro momento, você pode considerar que essas características tornariam o local mais frio e sem vida. É aqui que a arte contemporânea entra em cena. Com seus detalhes únicos e técnicas modernas, eles realmente transformaram esse estilo para o que ele é hoje em dia.

Como o estilo industrial é aplicado atualmente?

Atualmente, as escolas artísticas modernas misturam-se bem aos ambientes industriais. A arte cinética, a action painting, e o expressionismo abstrato são exemplos conseguem se integrar, de forma única, às paredes longas, aos móveis centralizados e às estruturas de metal bem definidas.

Combinando a modernidade da arte e o peso do industrial

Você pode seguir os exemplos que citamos ou buscar, ainda, outras referências para montar o seu espaço com o estilo industrial.

Na verdade, explorar as possibilidades que as técnicas modernas de decoração e de arte têm a oferecer é uma ótima estratégia. A grande reformulação artística foi originada, justamente, com a mescla de estilos.

Veja, na sequência, algumas dicas práticas e rápidas para ousar um pouco no seu lar:

  • crie um contraste entre os materiais do estilo industrial com a arte contemporânea. Se o metal é parte predominante dos móveis e paredes, utilize peças de madeira para decoração, como os quadros e a mesa central;
  • uma boa ideia para deixar o espaço com um ar impactante é utilizar texturas e pinturas que remetam à vertente vintage. O estilo industrial começou quase após a Belle Époque — portanto, faça bom uso das referências;
  • caso prefira algo mais moderno, explore bem as técnicas de decoração com metais, concreto e cimento queimado. Elas dão um toque inovador e sedutor ao seu espaço, sobretudo nos quartos.
  • não deixe de buscar pinturas e peças específicas de arte que conversem com o estilo industrial. São elas que atribuem mais sobriedade ao local, bem como dão um toque pessoal.

Gostou do estilo industrial? Deseja aplicá-lo com mais precisão ao seu lar? Então, assine a nossa newsletter! Por lá, oferecemos ainda mais detalhes para quem deseja dar um toque único e particular em sua casa.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1492671496964{margin-top: 90px !important;}”][vc_column width=”1/2″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column][/vc_row]

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Faça um projeto ComAlma Agora! Atendemos em todo Brasil!

Postagens Relacionadas

 Todos Direitos Reservado a ComAlma Arquitetura

Desenvolvido pela Master

Com-Alma-White.png

Ficou Com alguma dúvida?

Converse agora com nossa equipe