Conheça os 4 melhores lugares do mundo para apreciar a arte

Se você ama a arte, certamente sabe que algumas cidades são um verdadeiro convite à contemplação, não é? Seja pela arquitetura exuberante, pela quantidade de galerias ou mesmo pela variedade de seus museus, esses lugares merecem reconhecimento por oferecem aos públicos leigo e intelectual a possibilidade de entrar em contato com algumas das mais ricas manifestações culturais da história da humanidade.

Nós preparamos para vocês um roteiro listando 4 dessas cidades incríveis, quem sabe você conhece uma delas nas próximas férias?

  1. Roma, Itália

O Coliseu é a mais famosa construção romana da antiguidade clássica

A capital da Itália foi a sede política de um dos maiores impérios que já existiram, o maior da antiguidade clássica e um dos mais famosos até os dias de hoje.

Esculpida para ser grandiosa, a cidade carrega em sua própria arquitetura o testemunho dessa grandeza, o que faz dela um prato cheio não apenas para os amantes da arte, mas para historiadores e estudiosos do mundo todo.

Cada canto da Cidade Eterna carrega uma surpresa, andar por cada rua é como conhecer um pouco da própria história – já que Roma tem mais de mil anos, ao longo desse tempo ela foi sendo modificada e reconstruída para comportar as edificações de cada período.

Construções como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano, que remontam ao período clássico, dividem espaço com a Basílica de São Pedro e a Fontana di Trevi, obras mais recentes, criando um contraste arquitetônico que só evidencia a riqueza da cidade que jamais envelheceu com os anos. É como se Roma fosse um verdadeiro museu a céu aberto, trazendo em todos os seus detalhes o testemunho da cultura europeia através do tempo. Inesquecível.

Já a Fontana di Trevi é mais recente, remontando ao período barroco
  1. Florença, Itália

A riquíssima Itália também ficou com a segunda colocação na nossa lista graças à cidade de Florença. Considerada o berço do renascimento europeu, Florença vai muito além dos estereótipos de época e se destaca por ser capaz de unir com muita naturalidade do antigo ao moderno, do clássico ao novo, de Michelangelo a Gucci.

Lá se encontram algumas das obras mais conhecidas da Renascença, entre elas, a famosa escultura Davi, de Michelangelo, impressionante em seus 5 metros de altura. Também estão na cidade várias obras de renascentistas célebres como Rafael Sanzio, Sandro Botticcelli, Donatello e Leonardo da Vinci.

A Galleria degli Ufizi é tão ampla que pede quase um dia inteiro de passeio

A Galleria degli Ufizi, na qual se encontram boa parte da obra desses artistas, pede uma parada obrigatória. Aproveite para passar bons minutos contemplando o original de O Nascimento de Vênus, de Botticcelli, em toda sua beleza e riqueza de detalhes.

  1. Paris, França

Não é preciso ser um apreciador de arte para reconhecer a importância que Paris, capital da França, tem para o mundo artístico. A cidade que “é uma festa”, segundo o escritor estadunidense Ernest Hemingway, tem atraído intelectuais, diletantes, boêmios e artistas do mundo todo graças à sua cultura sempre efervescente.

Aqueles que estão um pouco mais familiarizados com o universo das artes plásticas, porém, entendem melhor o papel da cidade na preservação, disseminação e na produção de arte ao longo dos séculos.

Além de ser arquitetonicamente deslumbrante, Paris conta ainda com 150 museus que cumprem bem a tarefa de levar ao público conhecimento e acervo de qualidade sobre praticamente todos os estilos de arte possíveis. Há tantas opções para o visitante que fica difícil escolher por onde começar.

Arquitetonicamente lindo, o Louvre também guarda um dos mais ricos acervos de arte do mundo

O Museu do Louvre, um verdadeiro patrimônio francês, é o favorito dos turistas do mundo todo por guardar em seu acervo clássicos atemporais como a Monalisa, de Leonardo da Vinci. No entanto, apreciadores menos mainstream, se preferirem, podem optar pelo Museu D’Orsay, pelo Museu de Rodin, pelo Museu de Picasso, pelo Centro Pompidou, pelo L’Orangerie, e por aí a lista segue em altíssimo nível.

O Museu D’Orsay também possui arquitetura e acervo deslumbrantes

E enquanto passeia de um museu a outro, o visitante ainda pode parar nos inúmeros cafés da Cidade Luz e apreciar o verdadeiro espírito parisiense. Convidativo ou não?

  1. Quioto, Japão

A riquíssima cultura do Japão está viva em cada detalhe de sua bela capital, Kyoto

A arte japonesa, profundamente influenciada pelo zen budismo, espalha-se por toda Kyoto, capital do Japão, de forma sempre surpreendente. A cidade abriga mais de 1 mil templos, mas não são apenas essas construções que fazem do lugar um paraíso para os amantes da arte. Os jardins zen, os arranjos florais, a caligrafia artística, a arquitetura futurista ao lado de construções milenares, tudo contribui para tornar os passeios pela cidade verdadeiros mergulho na cultura e na filosofia oriental.

Quioto possui, é claro, museus tradicionais. Eles são muitos e oferecem para o espectador ocidental um panorama inédito sobre a riqueza da arte japonesa, com seus motivos bastante particulares que refletem as características culturais do país. O Museu Nacional de Arte Moderna deKyoto está entre eles, apresentando um acervo de mais de 11 mil obras nacionais e internacionais dos principais modernistas do mundo.

A cidade é mundialmente famosa pela beleza de seus templos budistas

Mas mesmo que você não conheça o museu, um simples passeio pela cidade já conseguirá brindá-lo com a sensação de encantamento por descobrir uma cidade que transpira arte em todos os seus aspectos, sejam religiosos, tecnológicos ou puramente estéticos.

Faça as malas

Um passeio turístico por um país diferente é uma oportunidade não apenas de entrar em contato com a cultura local, mas de acessar o que aquele povo oferece à cultura geral compartilhada da humanidade. Por isso, conhecer a arte dos lugares por onde você passa é uma experiência que o colocará ainda mais em contato com a riqueza do ser humano.

Para um amante da arte, em especial, as que citamos, especialmente, dão a oportunidade única de entrar em contato com alguns dos maiores acervos artísticos da história, o que por si só já é um convite irrecusável para uma visita.

Com lugares tão ricos em mente, por que não planejar a sua próxima viagem para conhecer um deles? Qualquer que seja o seu destino escolhido, temos certeza que será um encontro atemporal com o melhor da arte.

Quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre arte, artesanato de luxo e decoração? Dê um passeio pelo nosso blog e confira tudo que já publicamos sobre esse universo riquíssimo!

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Faça um projeto ComAlma Agora! Atendemos em todo Brasil!

Postagens Relacionadas

 Todos Direitos Reservado a ComAlma Arquitetura

Desenvolvido pela Master

Com-Alma-White.png

Ficou Com alguma dúvida?

Converse agora com nossa equipe