Como não errar na escolha das peças de cerâmica que vão decorar a sua casa

Há algumas décadas, o uso de peças de cerâmica na decoração da casa era coisa de tias e avós. Esse tempo passou. Assim como aconteceu com os discos de vinil, a cerâmica vem sendo revisitada e reinventada nas últimas décadas e voltou a cair no gosto de jovens e adultos, tanto por seus benefícios enquanto prática e forma de trabalho, quanto como alternativa para a decoração dos lares contemporâneos.

A reinvenção da cerâmica e seu uso tem um significado muito particular nos nossos tempos. O ofício ganhou popularidade principalmente entre aquelas pessoas que buscam se distanciar das rotinas excessivamente tecnológicas, aceleradas e mecanicistas da atualidade, se voltando, assim, para ritmos de produção mais lentos e artesanais. Todo produto handmade, ou seja, o “feito a mão”, ganha espaço com essa tendência, na qual está inserida a cerâmica, que já é uma prática popular nos Estados Unidos e na Europa e conquista cada vez mais adeptos Brasil.

Olive Cerâmica

Com o trabalho dos ceramistas mais valorizado e o aparecimento de vários estilos e novas possibilidades de estéticas e formatos, surgem inúmeras opções de uso para as peças produzidas. Desde um fim mais funcional até a utilização meramente como parte da decoração, essas peças trazem novos potenciais para a decoração de interiores, dando um charme único aos ambientes.

Mas antes de adquirir qualquer peça, é importante conhecer bem a personalidade do seu lar para não errar na escolha e acabar comprando algo que não tem muito a ver com o seu espaço. No texto de hoje, nós vamos mostrar uma lista de itens e avaliar em qual ambientes eles mais combinam. Boa leitura!

Qual é a personalidade do seu lar?

Antes de tudo, é preciso analisar a identidade do lugar em que você vive. Todo ambiente possui uma personalidade, o estilo que reflete os gostos pessoais de quem mora ou trabalha ali. A sua casa também possui o seu estilo e, intencionalmente ou não, ele transmite uma mensagem através dos itens que estão organizados no espaço.

Por isso, preste atenção à identidade dos ambientes antes de se decidir por qualquer item decorativo, inclusive peças de cerâmica. Preste atenção às cores dos objetos para que elas se comuniquem de forma harmônica com os móveis e paredes do ambiente. Leve em conta também a mensagem que aquela irá transmitir para que ela não destoe do todo. Enquanto um jogo de chá fica excelente na decoração da sua cozinha, talvez ele não combine tão bem na sua sala, por exemplo.

Qual é a funcionalidade da peça?

Ateliê de Cerâmica Flávia Soares

Pensar se a peça terá alguma funcionalidade ou se ela terá um papel puramente estético também irá te ajudar na escolha dos objetos. Um vaso, por exemplo, pode ser utilizado tanto como peça decorativa ou como suporte para plantas e flores. Um dos grandes diferenciais das peças utilitárias, como vasos e xícaras, porém, é que mesmo que você decida deixá-las apenas como parte da decoração, sem uso, ainda assim elas levam beleza aos ambientes, trazendo originalidade e personalidade.

Agora que você já tem uma ideia do que levar em consideração antes de escolher, vamos falar sobre a harmonização das peças em si.

Vasos

Os vasos são queridinhos em qualquer decoração e têm o potencial para embelezar os ambientes. Eles também são versáteis, podendo tanto ser utilizados como suportes para plantas ou para fins puramente decorativos. Se a última opção for o caso, uma dica que deixará o ambiente mais interessante é agrupar vasos de tamanhos e formatos diferentes, mas que tenham a mesma cor, sobre um aparador ou algum outro móvel de destaque na sala. Você também pode comprar vasos de tamanhos variados que tenham a mesma estampa, e espalhá-los pelo ambiente. Outra dica é utilizá-los para montar pequenas hortas, o que fica charmoso principalmente em apartamentos. Só fique atento para não exagerar: eles devem ser complementares ao ambiente e se comunicar com o estilo da decoração.

Pinhas

As pinhas também são daqueles elementos de decoração que foram reinventados nesse processo de modernização da cerâmica. Escolha bem as cores para que elas se destaquem e deem um tom único a ambiente que você escolher. Elas ficam bem tanto na sala quanto na cozinha.

Jogo de chá

Ateliê de Cerâmica Flávia Soares

Os jogos de chá são perfeitos para dar um charme à sua cozinha, e você ainda pode escolher entre usá-los para servir seus convidados ou não. O mais interessante, porém, é fazer uso prático deles, dando aos visitantes verdadeiras experiências visuais e de tato. Seus convidados com certeza ficarão encantados com a autenticidade dessas peças.

Castiçais

Na sala ou no quarto, os castiçais criam um ambiente romântico e intimista. A escolha da peça ideal dependerá do tipo de design que você tem na sua casa. O ambiente é mais moderno ou mais retrô? Essas peças ficam perfeitas em espaços com um toque vintage, que exibam um toque rústico e  deem mais liberdade para o uso de cores.

Fruteiras

Outra peça que pode fazer sucesso na sala ou na cozinha, as fruteiras, além de decorativas, são utilitárias e permitem o uso de cores e formatos variados, atraindo os olhares para o centro da mesa. Em ambientes mais modernos, usar peças com texturas metálicas ou esmaltadas cria um efeito complementar único.

Pratos decorativos

Na cozinha ou na sala, os pratos pregados à parede transmitem a sensação de despojamento e originalidade, além de comunicar os gostos do morador. Nesse caso, a escolha do objeto também precisa levar em conta a identidade do restante do ambiente: quais são as cores predominantes na parede, nos outros itens de decoração e nos móveis? Sabendo disso, você poderá escolher pratos com estampas que te agradem sem deixar de se comunicar com o resto dos elementos, criando uma sensação de harmonia e complementaridade.

Esculturas

Truque Cerâmica

Peças mais livres com um propósito exclusivamente decorativo, as esculturas mostram a versatilidade da cerâmica enquanto item de decoração. Elas podem ser dos mais diversos formatos e ideias, e trazem a qualquer ambiente um adorno bastante artístico. Ficam especialmente bem na sala e no quarto, espaços nos quais há mais liberdade para ousar e para incrementar utilizando arte.

Gostou das dicas? Dê um passeio pelo nosso blog e confira todo o conteúdo exclusivo que elaboramos sobre decoração e arte especialmente para nosso público. E fique de olho: vem muito mais coisa por aí!

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Faça um projeto ComAlma Agora! Atendemos em todo Brasil!

Postagens Relacionadas

 Todos Direitos Reservado a ComAlma Arquitetura

Desenvolvido pela Master

Com-Alma-White.png

Ficou Com alguma dúvida?

Converse agora com nossa equipe