Se você já entrou em um ambiente que valorizava bastante a distribuição das cores – seja nas paredes ou nos móveis; que exibia itens de mobília antigos organizados com muito charme; que continha peças de artesanato de diferentes partes do mundo; e, além de tudo, trazia diversas plantas para o interior, dando um ar totalmente despojado ao lugar, você com certeza esteve em um ambiente boho chic.
Já ouviu esse termo?
“Boho” é uma abreviação de “bohemian”, palavra inglesa que significa boêmio e designa uma tendência da moda e também da decoração cuja marca registrada é a fusão despretensiosa de diversos estilos, entre eles o cigano, o hippie, o country, o rústico, o vintage e o romântico, tudo de forma bem livre e despojada. O “chic” denota a intencionalidade e a contemporaneidade dessa decoração.
Os adeptos do boho são principalmente pessoas atraídas um estilo de vida parecido com a própria decoração – vibrante, de certo modo artística, remetendo a viagens, ao romantismo, à nostalgia e ao resgate de elementos culturais de diversas partes do mundo.
São ainda aqueles que preferem decorações mais livres, que podem ser modificadas, remodeladas e reinventadas a cada novo item, sem por isso perder sua identidade original.
Se você se encaixa nesse perfil e quer entender como o boho poderia incrementar a decoração do seu lar, preste atenção a essas dicas que nós compilamos para te ajudar. E, mesmo que essa não seja muito a sua praia, fique de olho porque nós ainda compartilharemos sobre muitos outros estilos por aqui:
Equilíbrio
Antes de tudo, acreditamos que é preciso prezar pelo bom senso. Utilizar elementos que deixem a decoração de sua casa mais viva, com uma personalidade rica e vibrante, também requer saber fazer o uso harmônico desses elementos para que eles não sobrecarreguem os ambientes. É sempre bom deixar uma parede branca, por exemplo, em contraposição as paredes coloridas e as estampas – afinal, você quer se sua casa também respire. Da mesma forma, para não transformar seu lar em um museu de itens aleatórios, vale escolher quais elementos combinarão com determinado ambiente e priorizar uns em detrimento de outros. Lembre-se: o equilíbrio entre os elementos é fundamental! Não peque pelo excesso.
Estampas coloridas
O boho chic usa e abusa das cores, sem medo de errar. Valoriza-se o uso de estampas coloridas nas almofadas, nos tapetes, nas mantas que cobrem os móveis, nos próprios móveis e também nas paredes, que assumem tons vivos e vibrantes. O objetivo é trazer calor e alegria para os ambientes, utilizando elementos distintos que, no todo, geram a sensação de completude.
Aposte nos móveis antigos
O boho chic também ama o antigo. Ele resgata a moda dos anos 60 e 70, recorre ao vintage, ao estilo romântico, tudo para criar ambientes com um toque nostálgico, sofisticado e, ao mesmo tempo, cheios de charme. Se você tem móveis antigos na sua casa, saber reutilizá-los é um grande trunfo. A aplicação de pátina sobre uma cômoda, um criado mudo, ou mesmo um armário, darão um toque especial, moderno e despojado ao móvel, fazendo com que ele tenha ainda mais personalidade e se harmonize perfeitamente com os outros elementos da decoração.
Muito artesanato
Os artesanatos reinam na decoração boho. Sejam espalhados estrategicamente sobre os principais móveis, pregados na parede ou exibidos em mesinhas de centro, essas peças fazem toda diferença para dar o ar artístico que é uma das marcas dessa decoração. Aqui, valem peças de todos os estilos, já que valoriza-se a liberdade de quem cria o ambiente.
Lembranças de viagem
Se você é um aventureiro nato e adora conhecer novos lugares, que tal trazer uma lembrancinha de algum deles da próxima vez e utilizá-la na decoração? O boho comporta peças cidades, estados e países distintos porque elas expressam a riqueza das experiências vividas pelo criador do ambiente.
Misturar o velho e o novo
Apesar de fazer muitas referências ao passado, ao vintage e ao romântico, o boho também dialoga de modo próximo com a contemporaneidade, prezando pela mistura dos dois elementos na intenção de criar mais coesão entre os ambientes. Então, combinar um móvel mais antigo com outro mais moderno não só quebra a expectativa, mas dá versatilidade ao lugar, expandindo suas possibilidades.
Essas são só algumas dicas básicas para você começar a montar sua casa de acordo de um jeito mais boêmio, mas há ainda inúmeras possibilidades de combinações que você pode fazer para deixar seu lar com a sua cara. Continue nos acompanhando, em breve traremos mais dicas de decoração imperdíveis para vocês!