É bem provável que, se você não é da área de arquitetura ou design de interiores, não vai reparar de forma tão minuciosa na iluminação dos lugares que frequenta, mas saiba que elas são cuidadosamente pensadas.

Quando temos um local iluminado da maneira correta ele desperta sensações e a luz, é um ponto forte na hora de mudar a percepção dos ambientes.

Quando pensar em um projeto de iluminação, pense na utilidade. Como cada ambiente será utilizado e qual a luz ideal para ele. Por exemplo, a sala de estar e de jantar devem ter uma iluminação menos intensa. Cores quentes, mais amareladas, fazem toda a diferença em locais de descanso por despertarem uma sensação de aconchego.

Já em cômodos onde precisamos de mais atenção como a cozinha, escritório, lavanderia, a visibilidade deve ser melhor, por isso, podemos utilizar lâmpadas brancas, que auxiliam, inclusive, a manter o foco nas atividades.

Mas e se o seu escritório também for dentro do quarto e sua cozinha e sala de jantar forem unidas? A solução é utilização de camadas de iluminação. Luminárias, lâmpadas pendentes em determinados pontos que requerem mais atenção.

Uma boa dica também é cuidar da iluminação externa. Jardins, áreas de lazer, portão, devem estar bem iluminados para facilidade de acesso e segurança. Portanto, use arandelas, pontos de luz no jardim e refletores se necessário.

Outro ponto a se levar em consideração é a iluminação indireta dos ambientes. Luminárias, arandelas, abajures, são excelentes na hora de destacar e atrair a atenção para um objeto ou área específica. Nestes casos a luz não incide diretamente sobre o objeto, mas é refletida em uma superfície, produzindo carga mais suaves de iluminação.

Uma opção de iluminação elegante e charmosa é a difusa. Ela tem como objetivo iluminar o ambiente de forma mais suave e não gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas nos objetos. Ela quebra a intensidade da luz, e deixa o ambiente bem iluminado.

Por fim, temos a iluminação de efeito que se mantém embutida em algum móvel ou elemento arquitetônicos e servem para evidenciar aquele objeto ou ponto específico. Elas trazem a sensação de que o objeto está deslocado da superfície, flutuando e o efeito é criado com lâmpada fluorescentes ou fitas de LED.

Ei! Gostando do nosso artigo?

Veja nosso site, temos mais conteúdos e projetos maravilhosos para você ver.

acesse o site

ONDE ESTAMOS

Av. Salomé José Rodrigues, nº 807
Recanto Casarão, Barra do Garças – MT
CEP:78.600-000

CONTATOS

Email: [email protected]
Telefone: (66) 3401-3889
Whastapp: (66) 9240-9632

© 2020 Com Alma.