Você sabia que uma paleta de cores pode ser uma ferramenta poderosa a serviço de decoradores e arquitetos? Na verdade, trata-se de uma comunicação não verbal na qual são transmitidas emoções variadas — a isso damos o nome de psicologia das cores.

De fato, elas nos remetem a variadas sensações, como calma, paz, pureza, aconchego, equilíbrio, criatividade, entre outras. Por isso, ao escolhê-las para a decoração de nossas casas, devemos considerar seus efeitos nos espaços e objetivar sempre a harmonia e o bem-estar.

O que acha, então, de conhecer o significado das cores e como cada uma delas pode agir nos diferentes ambientes de uma residência? Confira, a seguir, como enriquecer sua decoração dando um toque de personalidade e aplicando as tonalidades mais adequadas para cada espaço!

Azul

É a cor da tranquilidade e provoca nas pessoas um efeito calmante. Geralmente leva os indivíduos à meditação e à interiorização. Por isso, sua indicação é para todos os tipos de quartos, em especial os de bebês.

A dica é aplicar em uma das paredes e não exagerar no tom, visto que seu excesso pode provocar sono e até a sensação de angústia, em determinadas pessoas.

Verde

Ambientes com predominância da cor verde trazem boas sensações, como paz, relaxamento, frescor e esperança. Invista nos tons mais claros, pois tornam os espaços mais calmos e refrescantes.

Seu uso é adequado para quartos e em home office, por também estimular a concentração e a produtividade. No entanto, vale a pena tê-la em alguns detalhes da casa, como plantas, almofadas, tapetes, entre outros.

Amarelo

É uma cor altamente estimulante e, de acordo com a psicologia das cores, traz uma boa carga de otimismo para os ambientes, contribuindo também com o intelecto para a concentração.

Pode ser utilizada em vários cômodos da casa, mas uma boa dica é aplicá-la em ambientes que requerem raciocínio e criatividade, como o home office. Mas cuidado com o excesso, tons muito fortes desta cor podem provocar estímulo exagerado e causar cansaço mental.

Vermelho e laranja

São cores consideradas muito vivas e que estimulam os sentidos e a criatividade, trazem vivacidade e intimidade para o espaço. Por isso, devem ser usadas em pequenas doses, pois podem provocar agitação.

A dica é utilizá-las em ambientes nos quais o diálogo deve ser encorajado, como em sala de visitas, de jantar e até na cozinha — mas cuidado, elas incentivam o apetite. Em quartos podem prejudicar o sono, já que são cores excitantes, contribuindo também para a sexualidade e a paixão.

Lilás e violeta

São cores que trazem paz de espírito e sossego. O violeta tem o efeito purificador transformando energias negativas em positivas, o que é excelente para a saúde, atenuando o estresse tão comum nos dias de hoje. Evite, porém, o excesso já que podem atuar contribuindo com a ansiedade.

Rosa

Nós associamos a cor rosa ao amor e romance. Na verdade, trata-se de uma cor que pode ser aplicada em variados ambientes da casa, já que possui muitas variáveis e combinações. É muito utilizada na decoração de quartos de meninas e adolescentes.

Branco

O branco nos traz a sensação de tranquilidade e paz, uma vez que é uma cor neutra e harmoniza com qualquer outra cor e tipo de decoração. É uma boa opção para quem é discreto e busca neutralidade e equilíbrio aos espaços.

A dica é combiná-lo com outras cores em banheiros, corredores e cozinha — visto que o branco em excesso causa desconforto visual.

Preto

O preto é uma cor chique e elegante e pode ser usado na decoração, mas com muita cautela, visto que pode tornar o ambiente escuro, trazendo sensações negativas de angústia, tristeza e depressão.

Portanto, se você aprecia o preto, utilize-o, mas com ponderação. Uma boa dica de uso é em salas de estar. A sugestão é fazer combinações, encontrando o equilíbrio com o branco e o cinza ou mesmo com as demais cores — posto que é uma cor neutra, e, por isso, combina com tudo.

E você, o que pensa sobre a psicologia das cores? Viu como podem interferir no astral de uma casa? Deixe um comentário e compartilhe com a gente sua opinião sobre o assunto!

Ei! Gostando do nosso artigo?

Veja nosso site, temos mais conteúdos e projetos maravilhosos para você ver.

acesse o site
Aluisio Marinho

Aluisio Marinho

Artista Plástico e Designer formado pela instituição PUC-GO em 2005 e Pós graduado em Design de Interiores. Cores e linhas fazem parte constantemente do meu processo criativo

ONDE ESTAMOS

Av. Salomé José Rodrigues, nº 807
Recanto Casarão, Barra do Garças – MT
CEP:78.600-000

CONTATOS

Email: [email protected]
Telefone: (66) 3401-3889
Whastapp: (66) 9240-9632

© 2020 Com Alma.