Descubra a diferença entre marchand e curadoria de arte

Para quem está adentrando o universo das obras de arte, e muitas vezes até mesmo para quem já está mais familiarizado com o meio, é comum confundir a curadoria de arte de uma exposição artística com o marchand.

Apesar deles possuírem a mesma função — ou seja, mostrar as obras de arte a seus espectadores —, seus objetivos como profissionais são muito distintos. Sabê-los não só evita algumas gafes, como pode facilitar seu entendimento sobre as obras apresentadas, inclusive para quem deseja comprá-las.

Então, para ajudá-lo na tarefa de saber distinguir cada um, no post de hoje separamos informações essenciais para que você não se confunda mais. Acompanhe a leitura e confira!

Curadoria de arte — proteção, exposição e preservação

Em linhas gerais, a curadoria de arte tem como objetivo cuidar do patrimônio artístico de uma coleção de obras de arte e protegê-la. Seja em exposições fixas nos diversos centros culturais e museus, seja em mostras particulares ou itinerantes, é responsável por organizar toda a experiência vivida pelo público, independentemente do tipo de exibição.

Um curador de arte pode ser um funcionário público, atuando em qualquer instituição do governo que ofereça exposições, ou um empregado do setor privado, com participação em eventos específicos nos mais diversos meios.

Tanto em um ramo como em outro, suas funções são as mesmas. Versado nas áreas artísticas e históricas, entre outras, os curadores organizam e se preocupam com que as exposições transmitam os valores e expressões mais profundos de seus artistas.

Também é atribuição da curadoria de arte organizar e apresentar os materiais referentes à exibição, para que seus visitantes e apreciadores tenham um ótimo entendimento da dos contextos históricos e culturais nos quais as manifestações e processos artísticos se desenvolveram.

Marchand — exposição, venda e assessoria

Um marchand, por sua vez, é o profissional direcionado a apresentar as obras de arte a potenciais compradores. Eles, por si só, não são vendedores, mas, sim, intermediários, isto é, profissionais que ligam os compradores interessados aos donos da obra — que podem ser clientes privados ou galerias de arte.

Existente desde o século XVII, na França, o marchand cumpria a função de atravessador comercial entre pintores e compradores, o que garantia mais tempo disponível para os artistas se dedicarem às suas obras, e proverem para si próprios.

Logo, eles não são encontrados em museus e locais da mesma categoria, muito embora um curador de arte também possa ser um marchand em outros locais. Aos interessados em comprar uma obra de arte para sua coleção pessoal, ou mesmo para decoração, contatar os serviços de um profissional dessa natureza é essencial.

As semelhanças e diferenças

De uma forma bem simples, ambos os profissionais são responsáveis por levar as obras e exposições artísticas aos olhares curiosos. Entretanto, as intenções e objetivos nos quais os curadores e marchands realizam os cuidados com as obras são muito distintos.

Um profissional de história da arte, fotografia e áreas similares pode prestar os dois serviços, em seus devidos ambientes. Porém, um marchand, em específico, não precisa ser formado na área para exercer a profissão, uma vez que suas funções se aproximam mais da assessoria do que da arte em si.

Quer saber mais sobre as particularidades da curadoria de arte? Então, assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos que vão ajudá-lo a compreender a arte em seus meandros e escolher suas obras com ainda mais apuro. Até a próxima!

Ei! Gostando do nosso artigo?

Veja nosso site, temos mais conteúdos e projetos maravilhosos para você ver.

acesse o site
Aluisio Marinho

Aluisio Marinho

Artista Plástico e Designer formado pela instituição PUC-GO em 2005 e Pós graduado em Design de Interiores. Cores e linhas fazem parte constantemente do meu processo criativo

ONDE ESTAMOS

Av. Salomé José Rodrigues, nº 807
Recanto Casarão, Barra do Garças – MT
CEP:78.600-000

CONTATOS

Email: [email protected]
Telefone: (66) 3401-3889
Whastapp: (66) 9240-9632

© 2020 Com Alma.