Assim como nos deparamos com artesanatos em feiras livres e praias, também apreciamos artes espetaculares expostas em museus, galerias e na casa de amigos e familiares. Mas você saberia dizer qual a diferença entre arte e artesanato?

Para começar a entender, é preciso ter em mente que artesanato é um meio de arte, assim como cinema, dança, teatro, cinema e arquitetura.

Esse assunto, inclusive, é bastante comum em debates de especialistas e existem fatores a serem considerados, como as principais características e finalidades de cada um, para, então, responder a questão.

Nesse sentido, a seguir, veremos quais são as diferenças entre arte e artesanato. Ficou interessado? Então continue a leitura!

artesanato de mirití

1. Características durante processo e finalização

Arte

Quando um artista começa um trabalho, são colocados muitos sentimentos em sua obra, como medo, tristeza, alegria, dor e amor, além de outras várias emoções que serão retratadas em uma tela ou escultura, por exemplo.

Artesanato

O artesão, apesar de também colocar sentimentos em suas peças, tem como foco principal as técnicas que serão utilizadas no processo de fabricação. Ele produz, em sua grande maioria, objetos utilitários manufaturados.

LEIA TAMBÉM: A CULTURA POP X A MERCANTILIZAÇÃO DA ARTE.

2. As técnicas utilizadas

Arte

Para ser um artista, é preciso saber se expressar, independentemente das técnicas usadas para isso. Como estamos em um mundo contemporâneo onde “tudo pode ser arte”, o que importa no final é o resultado e não a técnica por si só.

Existem profissionais que criam verdadeiras obras-primas a partir de seu ponto de vista, usando técnicas misteriosas, que as tornam únicas e especiais. Uma obra de arte pode surgir do nada e levar a lugar nenhum que ainda assim seria arte.

Artesanato

Já no artesanato isso é diferente e requer dedicação seguida de muito treino, técnica e prática para o aprimoramento das habilidades em produzir um bom material, replicando-o várias vezes para ser vendido.

É importante lembrar que para ser artesanato, a peça deve obrigatoriamente ter um caráter cultural. Um pano de prato ou crochê, por exemplo, é um trabalho manual, e não artesanato. Porém, se trocarmos a linha por capim dourado e criar toalhas artesanais de crochê, este se tornaria uma peça de artesanato devido ao caráter cultural da matéria-prima. Sendo assim, peças indígenas também são artesanatos.

 

3. Fatores da produção

Arte

Uma obra de arte é única. Cada artista faz somente uma peça e esta, por sua vez, não pode ser replicada.

Artesanato

No artesanato, o processo de fabricação é de manufatura em escala. Cada peça é replicada e no final temos várias da mesma. É por isso que esculturas são peças de arte, não de artesanato.

A arte e o artesanato têm diferenças e semelhanças principalmente na sua história: ambos precisaram, primeiramente, de genialidade e conhecimento que foram passados por gerações, junto de técnicas antigas que até hoje são aplicadas por artistas de diversas áreas.

No entanto, por não saberem diferenciar um ou outro, muitas pessoas continuam chamando arte de artesanato e vice-versa. O que importa é que ambos fomentam a economia de um local e deixam as nossas casas cheia de alma, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas sobre arte e artesanato? Conte-nos sua opinião sobre esse assunto nos comentários e divida suas ideias com a gente!

Ei! Gostando do nosso artigo?

Veja nosso site, temos mais conteúdos e projetos maravilhosos para você ver.

acesse o site
Aluisio Marinho

Aluisio Marinho

Artista Plástico e Designer formado pela instituição PUC-GO em 2005 e Pós graduado em Design de Interiores. Cores e linhas fazem parte constantemente do meu processo criativo

ONDE ESTAMOS

Av. Salomé José Rodrigues, nº 807
Recanto Casarão, Barra do Garças – MT
CEP:78.600-000

CONTATOS

Email: [email protected]
Telefone: (66) 3401-3889
Whastapp: (66) 9240-9632

© 2020 Com Alma.