5 dicas para escolher objetos de arte para decoração da sua casa

A decoração de um ambiente é o reflexo da alma de quem vive nele, certo? Já a arte é uma excelente maneira de expressar o que sentimentos e como vemos o mundo ao nosso redor. Assim, quando pensamos na decoração do nosso lar, não podemos deixar os objetos de arte de lado. Escolher objetos de arte para decorar a casa é pensar em como se quer expressar seu estilo e sua personalidade.

No entanto, é comum ter algumas dúvidas durante esse momento de escolha tão importante. Por isso, resolvemos listar 5 dicas para você não errar na sua decisão. Confira!

1. Respeite o seu perfil

A primeira e talvez mais importante de todas as dicas: respeite seu perfil. Na hora de decorar sua residência é fundamental que seu estilo seja respeitado, afinal de contas você deve se sentir bem quando estiver em casa. Seu lar deve ser aconchegante e refletir quem você é.

Portanto, é imprescindível escolher objetos de arte que lhe agradem, que você goste de ver e admirar. E que, de alguma maneira, reflitam sua personalidade.

2. Pense nos ambientes da casa

Uma boa dica para antes de escolher o objeto é pensar em qual lugar da casa você deseja que ele fique, onde ele vai se encaixar da melhor forma. Muitas vezes, uma peça que pode ser colocada na sala, não vai lhe agradar tanto se estiver no quarto. Uma recomendação é tentar visualizar como ela ficará em cada um dos ambientes e assim decidir para qual deles é mais adequada.

Outra dica é pensar em como o objeto vai harmonizar com o resto da decoração. Pensar se ele será ofuscado pelos outros itens é uma boa ideia, especialmente se o seu objetivo for fazer dele o chamariz da sua ornamentação.

3. Lembre-se da iluminação

A luz tem uma relação direta com as obras de arte, por isso a iluminação não pode ser esquecida na hora de escolher objetos de arte. Ela tem o poder de valorizar ou distorcer as peças. Uma iluminação mais difusa consegue envolver mais elementos e deixar o ambiente mais uniforme. Já se você quiser destacar algo especial, o ideal é usar uma luz focal.

Além disso, é preciso ter atenção com a emissão de raios UV das lâmpadas, e o calor que elas geram quando incidem nas obras de arte, para não danificá-las.

4. Pesquise antes de escolher objetos de arte

Como estamos falando de objetos que transmitem ideias e sentimentos, é interessante pesquisar um pouco sobre eles antes de incluir, ou não, alguns deles na sua decoração. Antes de comprar, pesquise sobre o artistae sobre a peça, entenda o conceito por trás daquela criação, a mensagem que se pretende passar com ela e veja se está de acordo com você e suas concepções.

5. Aposte em diferentes tipos de arte

Na hora de escolher objetos de arte para decorar sua casa, lembre-se de que existem diversos tipos: quadros, esculturas, vasos, entre outros. Você não precisa ficar preso apenas a um determinado formato de arte para compor a decoração. O ideal é que você se sinta à vontade para ter como item decorativo aqueles que mais correspondam ao seu estilo.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher objetos de arte? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de vários outros conteúdos exclusivos!

Ei! Gostando do nosso artigo?

Veja nosso site, temos mais conteúdos e projetos maravilhosos para você ver.

acesse o site
Aluisio Marinho

Aluisio Marinho

Artista Plástico e Designer formado pela instituição PUC-GO em 2005 e Pós graduado em Design de Interiores. Cores e linhas fazem parte constantemente do meu processo criativo

ONDE ESTAMOS

Av. Salomé José Rodrigues, nº 807
Recanto Casarão, Barra do Garças – MT
CEP:78.600-000

CONTATOS

Email: [email protected]
Telefone: (66) 3401-3889
Whastapp: (66) 9240-9632

© 2020 Com Alma.