Assim como em outras partes do mundo, há resquícios de arte no Brasil desde a Idade da Pedra. Tempos depois, os indígenas surgem como os primeiros grandes artesãos brasileiros, e até hoje, em nosso país, técnicas e materiais usados pelos nativos, como barro e palha, continuam sendo aproveitados.

Com a chegada dos portugueses e outros europeus, além dos povos africanos trazidos como escravos, novas influências também chegaram, ajudando a moldar a arte brasileira.

Quer conhecer melhor 5 artistas que marcaram época na arte do país? Então confira a lista abaixo!

1. Aleijadinho (Barroco)

Viveu entre 1730 e 1814, em Ouro Preto, e foi um dos mais importantes escultores, entalhadores e arquitetos do Brasil colonial. Seu nome verdadeiro era Antônio Francisco Lisboa, e quem o ensinou a construir e esculpir foram seu pai e seu tio.

Sua produção ocorreu durante o Barroco, e como esse movimento artístico estava ligado à religiosidade, suas principais obras são com essa temática, como “Os Doze Profetas”, entalhados em pedra-sabão, ou a “Cena do carregamento da cruz”, em madeira. Ambas as obras estão na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

Para quem se interessa por essa temática, é possível adquirir obras feitas por um artesão contemporâneo, o piauiense Paquinha, cujos principais trabalhos são oratórios esculpidos em madeira.

2. Pedro Américo (Neoclassicismo)

Paraibano de Areia, nascido em 1843, teve diversas ocupações intelectuais, como professor, desenhista e pintor. Sua obra mais conhecida é o quadro “Independência ou Morte”, que retrata Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, quando declarou a independência do Brasil.

Assim como outros artistas, sua carreira como pintor começou a deslanchar quando se mudou para o Rio e entrou na Academia Imperial de Belas Artes. Alguns anos depois, ganhou uma bolsa de estudos, concedida por Dom Pedro II, para estudar arte na França.

Sua icônica obra faz parte do acervo do Museu do Ipiranga, em São Paulo, atualmente em restauração, sob responsabilidade de Universidade de São Paulo (USP).

LEIA TAMBÉM: OS 5 PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DO BRASIL.

3. Tarsila do Amaral (Modernismo)

Esta artista plástica é uma das grandes representantes do movimento Modernista no Brasil. Apesar de estar na França quando a Semana de Arte Moderna aconteceu, assim que Tarsila voltou ao Brasil, em junho de 1922, passou a integrar o grupo de intelectuais responsáveis pelo movimento.

Suas pinturas da fase Pau-Brasil são as que mais retratam a brasilidade que carregava. Foi nessa época que ela pintou, por exemplo, “Morro de Favela” e “Carnaval em Madureira”.

Mas nenhuma obra é tão marcante quanto o “Abaporu”, que fez para seu então marido, o escritor Oswald de Andrade, inspirando-o a escrever o Manifesto Antropófago, que condensava os principais ideias desse movimento artístico e literário.

abaporu da artista tarsila do amaral

Abaporu, artista: Tarsila do Amaral.

4. Hélio Oiticica (Concretismo)

Nascido nos anos 30 em uma família com tendências anarquistas, Helio Oiticica produziu muitas obras para quebrar paradigmas. Sua característica principal era provocar a interação do público, motivando-os a viver experiências sensoriais com as obras.

Assim, apelava para cores vibrantes e diversas texturas, além de texto e movimento em suas esculturas, pinturas e performances. Sua criação mais conhecida é o Parangolé, uma espécie de capa que revelava seus elementos a partir do movimento corporal.

Por fim, foi a partir de sua obra “Tropicália” que surgiu o movimento cultural que ganhou mais força no meio musical.

5. Vik Muniz (Contemporâneo)

Nascido em São Paulo, em 1961, é um dos artistas brasileiros contemporâneos mais conhecidos no mundo. Desde os anos 80 vive nos EUA, e, antes disso, fez faculdade de Publicidade e Propaganda na FAAP.

A característica principal de sua arte é a sustentabilidade, visto que ele reaproveita diversos materiais para suas esculturas e pinturas. Vik já produziu, por exemplo, peças com restos de comida e materiais encontrados no lixo.

Sua origem pobre, similar a de milhares de brasileiros, causa identificação e admiração. A fotografia complementa seu trabalho, já que tudo o que produz com materiais perecíveis precisa ser eternizado por meio de fotos.

Se você é amante de arte e quer adquirir objetos decorativos tão expressivos quanto os produzidos por essas personalidades, não deixe de conhecer obras de grandes artistas e artesãos brasileiros. Confira em nosso site! Quer entrar em contato conosco? Basta ligar para (66) 3401-3889.

Ei! Gostando do nosso artigo?

Veja nosso site, temos mais conteúdos e projetos maravilhosos para você ver.

acesse o site
Aluisio Marinho

Aluisio Marinho

Artista Plástico e Designer formado pela instituição PUC-GO em 2005 e Pós graduado em Design de Interiores. Cores e linhas fazem parte constantemente do meu processo criativo

ONDE ESTAMOS

Av. Salomé José Rodrigues, nº 807
Recanto Casarão, Barra do Garças – MT
CEP:78.600-000

CONTATOS

Email: [email protected]
Telefone: (66) 3401-3889
Whastapp: (66) 9240-9632

© 2020 Com Alma.